sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fantasmas, morfologia, impacto ambiental, lendas, arte e história por Kate MacDowell













A artista escolhida hoje se chama Kate MacDowell, ela cria esculturas com forte apelo expressivo, mixando   o ideal romântico a elementos orgânicos do mundo natural. Kate afirma que seu trabalho é uma resposta aos conflitos do mundo contemporâneo, impacto ambiental, poluição e alimentos geneticamente modificados.Também é possível identificar elementos que remetem ao mitológico, histórico/artístico e outras referências culturais.

Na construção de seus trabalhos ela utiliza porcelana e muitas vezes se faz do trabalho manual para delinear suas peças.Trabalha minuciosamente cada detalhe, pétalas, penas tudo é feito pela imersão da artista na hora do desenvolvimento de sua arte. Algumas das qualidades que fez a artista escolher a porcelana foram suas qualidades com relação a luminosidade, e o aspecto fantasmagórico que a peça transmite depois de pronta, dentre outras características.

Pra fechar o post vai um trecho com palavras da artista sobre o material com que ela trabalha, e que na minha opinião transmite bem a essência de suas criações.

"A porcelana destaca tanto a impermanência e fragilidade das formas naturais em um ecossistema moribundo, enquanto, paradoxalmente, sendo um material que pode durar milhares de anos e é historicamente associado com alto status e valor. Eu vejo cada peça como um espécime capturado e preservado, um registro minucioso de formas naturais em perigo e um comentário sobre a nossa própria culpa."


Quer saber mais sobre Kate MacDowell, acesse:
http://www.katemacdowell.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário